sexta-feira, 2 de junho de 2017

QUANDO OS ANJOS FUMAM CRACK

Sou um cara muito suscetível, reconheço. E nunca sei distinguir fantasia e verdade, sonho e realidade. Por isso, espero que me ajudem a entender o que aconteceu ainda há pouco. Eu tinha acabado de deixar meu filho na escola e parei para tomar café e comer um pão na chapa, esses poucos luxos que ainda me permito. Pensava nos versos do Bob Marley: “good friends we have / oh good friends we've lost / along the way”, mas lia Drummond, sempre: “A injustiça não se resolve. / À sombra do mundo errado / murmuraste um protesto tímido. / Mas virão outros.” Na televisão, as mesmas notícias de sempre: corrupção, ganância, morte, violência... E meus filhos são tão pequenos! E há tantas crianças pelo mundo! A moça do caixa mudou de canal e foi aí, exatamente aí, que ela entrou: uma deusa em farrapos. Usava botas de salto alto, um casaco sujo, uma echarpe rosa choque. Havia ali uma preocupação estética, apesar. Entregou uma flor a uma enfermeira sonolenta que também tomava seu café. Cumprimentou o balconista e aí me viu. Pensei: lá vem! Só quero ficar quieto no meu canto... E, lá vem! Sentou-se numa cadeira vazia à minha frente e foi então que seu rosto apareceu: dentes amarelados, pele morena e olhos verdes, mas tão verdes que lembraram a esperança e os grilos que a simbolizam.
- Não fique triste, moço, você tem uns olhos de quem está sempre triste, mesmo quando faz os outros darem risada. – Tocou meu braço e senti a corrente elétrica. - O mundo é pesado, mas Deus sabe de todas as coisas.
Solucei. Engoli o choro. As preocupações e dores se foram como num passe de mágica, como num milagre, como se já tivesse tomado meu diazepan 5 mg.
- Posso pedir um pão?
- Claro.
Pediu pão seco. Não quis margarina, nem nada. Antes que eu pudesse dizer mais alguma coisa, desapareceu. Tomo café, nesta mesma padaria, todos os dias e nunca a vi por ali, nunca.
- Uma moça tão bonita, tão boa, mas fuma crack – disse o copa, piscando o olho.
Apesar do alívio que o toque da moça me causara, fiquei pensando: o que acontece com o mundo quando os anjos fumam crack?


Nenhum comentário: